Singularidades da Viola – apresentação

A nova projeção da viola caipira e sua inserção em espaços como escolas de música e universidades, nas últimas décadas, fez com que surgisse uma grande quantidade de alunos e tocadores de viola. A internet, já consagrada como um poderoso meio de compartilhamento de informações, vem sendo muito utilizada, neste sentido, por músicos, de maneira geral. No que diz respeito ao público da viola caipira, não é diferente. Em decorrência da escassez de métodos e material impresso e muito pelo fato de se aproximar à dinâmica visual que foi desenvolvida para o aprendizado da viola na tradição oral, os vídeos postados na internet, em que violeiros dão dicas e fazem demonstrações de práticas com o instrumento, se tornaram um importante material de apoio para este público.

Considerando que, tanto a internet quanto o ensino formal da viola caipira, são fenômenos relativamente recentes, é possível pensar que, se por um lado o conjunto de materiais que circula na rede, referente às práticas do instrumento,  é rico em sua diversidade e possui liberdade de compartilhamento, por outro lado ele é tão diversificado a ponto de se tornar disperso, em certa medida. Além disso, devido às possibilidades que a internet proporciona, grande parte desse material é produzido e difundido de forma amadora, não se valendo de recursos técnicos e didáticos adequados.

O projeto “Singularidades da Viola”  foi criado para somar-se às demais experiências, oferecendo ao público um material de referência, levando em conta práticas que, apesar da natureza aparentemente simples e até corriqueiras, podem passar desapercebidas dos tocadores e assim ocultar detalhes que são essenciais no conhecimento do instrumento e para a performance com o mesmo.

A princípio, o projeto, visa a produção de 10 vídeos com duração de cinco minutos. Cada episódio contará com a presença de um violeiro, que será convidado a destrinchar um dos temas propostos: cuidados e conservação da viola; encordoamento e forma de encordoar; tipos de afinação e repertório; equipamentos e acessórios para show etc. Além disso, o projeto pretende abarcar em seu conteúdo a cultura referente ao universo do instrumento e estender a discussão para outros canais.

O projeto está em fase de captação e procura apoio para ser realizado.

Neste vídeo de apresentação, Saulo Alves, músico, pesquisador de cultura popular e propositor do projeto “Singularidades da Viola”, dá mais detalhes junto ao violeiro e professor de viola caipira Fábio Miranda.

2 comentários em “Singularidades da Viola – apresentação”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s