João Paulo Amaral

O primeiro contato que tive com a produção artística de João Paulo Amaral se deu quando conheci dois trabalhos interessantíssimos dos quais participa: o Grupo Conversa Ribeira e o Trio Carapiá. Depois descobri o seu trabalho solo,  tão interessante quanto.  Nos três trabalhos o cara utiliza a viola em uma perspectiva contemporânea, mas também se apropriando das formas tradicionais.
Na verdade, o que mais me chama atenção neste personagem da música brasileira é o quanto é completo e complexo, no que se refere ao atual momento da viola caipira, e o quanto ele representa, naturalmente, a nova geração de violeiros, desde aqueles que estão estudando o instrumento e suas formas de representação, até aqueles que estão nos palcos, em performances as mais diversas, das mais simples às mais sofisticadas.

Além de desenvolver um trabalho artístico inovador, João Paulo também leciona o instrumento e dirige a Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas, criada por Ivan Vilela em 2001. Por isso, pode-se dizer que ele não só está totalmente inserido no novo contexto da viola, como também contribui diretamente para a conquista de novos espaços e para a busca de novas linguagens.

Assista aos vídeos:

No final de Junho, estive no Sesc Campinas, nos bastidores do show da Orquestra Filarmônica de Violas, onde gravei uma das minhas conversas com João Paulo. Ele falou sobre a sua relação com a Orquestra e sobre a importância das orquestras para o ensino/aprendizagem do instrumento no Brasil.

Neste outro vídeo que gravei, João Paulo faz uma participação no show de lançamento do CD “SM, XLS”, de sua irmã Juliana Amaral. O show foi realizado no Sesc Pompéia, em Agosto.

Aqui é possível ver de que forma o violeiro explora a grande versatilidade do instrumento.

 

 

 

Uma consideração sobre “João Paulo Amaral”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s