Wilson Teixeira

Wilson Teixeira é um jovem violeiro e compositor natural da cidade de Avaré, no interior de São Paulo.

Conheci o seu trabalho em Outubro de 2011, no Sesc Pompéia, em São Paulo. Na ocasião ele abria um show do Ivan Vilela. Eu nunca tinha ouvido uma só música dele. E gostei, logo de cara, pois o caboclo me inspirou coisas muito boas. A formação da banda me agradou muito (viola, violão, contrabaixo e percussão [não lembro se naquele dia tinha sanfona]) e os arranjos me conquistaram pela criatividade. À frente da banda, Wilson manda muito bem na viola e na voz e com um jeitão de bom moço meio tímido, cria um clima de conversa entre uma música e outra.

Gostei muito do seu CD Almanaque Rural (2007), muito bem acabado, com arranjos na medida e letras bem interessantes. É o tipo de trabalho que mistura gêneros das músicas caipira e sertaneja em uma nova roupagem. Mas tinha algo ali que eu não conseguia definir…

Em Setembro de 2012, fui a outro show do Wilson, este era uma homenagem que ele fazia para Tonico e Tinoco, no Sesc Pinheiros, também em São Paulo. Confirmei a impressão que tinha dele: um típico exemplo de jovem que se apropria de elementos de violeiros tradicionais de forma livre e inovadora, não só no que diz respeito à técnica, mas a tudo o que compõe a linguagem, a performance e a mis en cene dos antigos violeiros.
Desta vez, antes do show, batemos um papo. E o que eu não conseguia definir em Wilson Teixeira ficou muito mais claro depois da conversa. Eu diria que ele tem algo no meio do caminho, puxando de trás e empurrando pra frente, sempre em movimento.

Assista aos vídeos:

Neste outro vídeo Wilson Teixeira toca “Trem de Verão”, música de sua autoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s