Como primeiro post, trago a Orquestrinha São Xico, projeto iniciado em 2011 por Braz da Viola, na cidade de São Francisco Xavier (SP). O que era para ser uma oficina de viola caipira com um grupo de crianças da cidade acabou se tornando uma orquestrinha bem interessante. A turminha já tocou no Viola Minha Viola e se apresenta por várias cidades do interior de São Paulo e Minas. Importante citar o processo de livre criação que foi conquistado entre os integrantes, pois fica claro que foi isso que porporcionou um repertório tão diversificado. A Orquestrinha toca músicas que vão de “O Trenzinho do Caipira” de Villa Lobos, até “Admirável Chip Novo” da roqueira Pitty.
O que está na tela é uma experiência que tive em Maio de 2012, quando fui gravar a aprensentação da Orquestrinha no Festival da Mantiqueira em São Francisco Xavier. Vai vendo. O grupo tocou “Meninos” de Juraildes da Cruz e “Menina Estrana” da banda Restart. Independente da preferência musical do leitor/espectador, é um ótimo exemplo da versatilidade da viola, do que é possível tocar nela e das experiências que se pode proporcionar com o instrumento. Esse é o motivo pelo qual inicio com este post.
Direção e edição de Mário de Almeida
Câmeras de Mário de Almeida e Carolina Scatolino
CurtirCurtir
Boa iniciativa! Vamos marcar aquela visita ao Valmir Rosa, do Barro e Cordas.
CurtirCurtir
É só agitar. Abs.
CurtirCurtir
É como o tal Chico falou, tem que saber o que ta tocando, tendo antes vivencia musical em todos os ritmos e estilos diferentes.Assim como ele disse com propriedade.Turminha harmonica e obediente. Coisa q a musica ajuda muito.
CurtirCurtir
que lindo bá, me dê um toque quando tiver apresentação por aqui…, bjs
CurtirCurtir
que douçura de projeto…
CurtirCurtir
Os limites é a gente que inventa, né não? Ainda mais na música. beijão!
CurtirCurtir
Ahhhh essa galerinha arrebenta!!! Me emocionam!!!
CurtirCurtir
A viola é um instrumento estranho parece tocar sozinha, Mario Sergio de Guarulhos, com sua descrição elaborada, e o seu trabalho, inteligente, não deixou escapar detalhes e dele vem os elogios.Eu apreciar moda de viola, não mesmo
CurtirCurtir
Pois é, Achilles, meu tio. Interessante é ver que não é só moda de viola que se toca com o tal instrumento. A gente pode perceber que suas possibilidades são imensas e que, nos mais diversos estilos ainda há muito o que se explorar.
CurtirCurtir