Folia de Reis de Muqui

Em novembro de 2014  fui para Muqui, no interior do Espírito Santo, para participar do Fecin-festival de cinema do interior com o meu documentário “REIS-os violeiros de Palmital”. Na ocasião tive a grande alegria de filmar um grupo de foliões de Santos Reis de diversas folias da região. Eles se reuniram para fazer um apresentação após uma sessão do IPHAN, sobre projetos realizados pelo órgão junto a comunidade de Muqui.

FOLIA_MUQUIMuqui tem uma tradição muito forte de festas populares. Ali se realiza a Festa do Boi Pintadinho durante o Carnaval. A cidade também é sede do maior encontro de Folias de Reis do Brasil, uma festa que reúne Folias de Reis vindas de diversas partes do país. Em outubro de 2015, a 65º edição do Encontro Nacional de Folias de Reis de Muqui recebeu mais de sessenta grupos. Por isso, estar com o meu curta neste festival foi muito interessante.

No momento em que pesquisava para fazer um documentário sobre viola caipira em festa popular fiquei na dúvida se ia para Palmital, que realiza a maior Festa de Reis do Brasil, ou para Muqui. No final acabei indo para Palmital e acho que fiz a escolha certa, já que o que me interessava era exatamente a viola inserida em alguma festa popular na cultura caipira. Apesar de as Folias do interior do Espírito Santo (pelo menos o que pude ver) contarem com a presença da viola, me pareceu que o instrumento não tem um papel tão forte quanto na região que filmei. Ainda tenho que comprovar isso.

Aliás, muitos detalhes se diferem entre as Folias de Reis de uma região e outra, por exemplo, as vozes, os ritmos utilizados na cantoria e, antes de tudo, a denominação do grupo como “folia” em Muqui e como “companhia” em Palmital. Algumas pesquisas que tenho feito estão me levando a deduzir que a escolha por “companhia” é realmente feita para fugir de uma conotação pejorativa que “folia” carrega já na origem da palavra. Mas isso é uma outra história.

Na tela, o vídeo que fiz em Muqui.

Uma consideração sobre “Folia de Reis de Muqui”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s